terça-feira, 5 de novembro de 2013

A Medalha Milagrosa e sua mensagem



A Medalha tem como fim promover a devoção à Imaculada Conceição, apresentando-a, ao mesmo tempo, no seu papel de Medianeira da Graça.
Os legionários dão grande valor a esta Medalha, intimamente associada à história da Legião que usaram e continuam a usar este Sacramental como meio mais fácil e poderoso para a realização da sua missão de evangelizar o mundo.
Em 27 de novembro de 1830, estando Santa Catarina Labouré em oração, Maria, radiante de luz, aparece a ela sobre o globo terrestre, tendo entre as mãos uma pequena esfera coroada por uma cruz. Raios luminosos se desprendem de suas mãos, atingindo o globo, nosso mundo atual, desgarrado pela miséria, violência, pelo egoísmo. Maria, Nossa Mãe, está atenta às nossas súplicas, e se alegra derramando graças de Deus sobre cada um de nós, sempre que pedimos com confiança.
“Oh! Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!” Nesta mensagem, formando um círculo em torno da aparição, Maria revela sua Imaculada Conceição, dogma que será proclamado em Roma em 1854.
No reverso da Medalha, os dois corações unidos, o de Jesus, coroado de espinhos, e o de Maria, traspassado por uma espada, nos mostram que o amor autêntico leva à entrega total pelo outro, e nos fazem compreender que, mesmo quando os esquecemos, Jesus e Maria nos amam sem vacilar. A letra “M” coroada com a cruz nos recorda que Maria acompanha seu filho até a sua paixão, estando intimamente associada a este mistério de amor. Maria, Mãe da Igreja, “Estrela da evangelização”, mostrando a Catarina este modelo, pede que mande cunhar esta medalha, prometendo que oferecerá proteção especial a todos os que a usarem plenos de confiança. O Arcebispo de Paris autorizou a emissão das medalhas, sendo distribuídas a todos os enfermos e aflitos. Foram tantos os benefícios alcançados que logo se tornou conhecida como “Medalha Milagrosa”, sendo difundida por toda parte. Desde então, sob a proteção de Deus e pela intercessão da Virgem Maria com o título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa pedimos com confiança.
“Oh! Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!”.  


Maria de Lourdes Lazzaris

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Rosário

Outubro – Mês do Rosário

Não há certamente devoção mais querida dos católicos que o Rosário mariano.
Recomendada e incentivada pelos papas, solicitada por Maria nas aparições em Lourdes e Fátima, é certamente a oração de todos os dias e circunstâncias, de letrados e incultos, de sacerdotes e de leigos. O Rosário é o remédio para todos os males e a raiz de todas as bênçãos. O Rosário, precisamente a partir da experiência de Maria, é uma oração marcadamente contemplativa. Privado desta dimensão perderia sentido. “Sem contemplação, o Rosário é um corpo sem alma e a sua recitação corre o perigo de tornar-se uma repetição mecânica. Toda oração cristã reflete o mistério pascal de Cristo, que se encarnou, viveu como um de nós, entregou-se à morte e ressuscitou por amor a nós. Quando oramos, não estamos sozinhos, o Espírito Santo reza conosco e toda a Igreja, porque somos membros do Corpo de Cristo e compartilhamos os mesmos sentidos (Rm. 8, 26; 1 Cor. 12, 26). Rezamos em nossa condição de pecadores, para, como São Paulo, exclamarmos “Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fl. 4, 13)
Quando meditamos os mistérios do Rosário, mergulhamos no Mistério da Redenção, preparada pelo nosso Deus Uno e Trino desde toda a eternidade. E Maria estava incluída de modo especialíssimo nesse plano, como aquela Senhora prometida que nos dará a sua descendência, o seu Filho, que destruirá todo o pecado. Ela esmaga todo pecado com seu calcanhar mediante a salvação gerada em seu ventre. É na história da Salvação que mergulhamos quando meditamos os Mistérios do Rosário.
Virgem do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do Santo Rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos Santos Mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor. E como na batalha de Lepanto, levai-nos à vitória em todas as lutas da vida. Amém.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Maria de Lourdes Lazzaris
Presidente Comitium Stella maris

Itajaí - SC

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Maria, nos inspira a seguir fielmente a Cristo


Legião de Maria

Maria, nos inspira a seguir fielmente a Cristo.
Sua grandeza está não tanto na sua maternidade física de Cristo, mas na realização do desígnio de Deus encarnado em Jesus, no compromisso radical com o Reino. Sua bem-aventurança maior não consiste tanto na ligação com Jesus por laços de sangue, mas por sua incondicional acolhida e pratica da Palavra divina. Daí que ela se torna a figura exemplar, modelar de todo o discípulo de Cristo.
Ela é a discípula perfeita que se abre a Palavra e se deixa penetrar por seu dinamismo. Nisso está à razão maior de sua bem-aventurança.
Como discípula do Filho, no ínicio da pregação de Jesus, em Canaã da Galiléia, testemunhou sua fé absoluta Nele. Pediu e alcançou o “Sinal”, pelo qual Ele “manifestou sua glória e seus discípulos creram nele”. A Mãe, fiel discípula, de certa forma, gerou a fé dos novos discipulos do Filho.
Em Pentecostes esteve reunida com os mesmos discípulos, aguardando em oração a manifestação do Espírito Santo. Com certeza, os acompanhou nos passos iniciais da evangelização como acompanhou seu Filho, amparando-os com seu carinho maternal e seu testemunho fiel de discípula.
Maria é a estrela que ajuda as pessoas a se encontrar com Deus. Por sua atitude fundamental de abertura e acolhida ao chamado do Pai; por sua fidelidade e colaboração com o Cristo, Maria é figura inspiradora para os discípulos e discípulos de Jesus.
Irmãos e irmãs legionários, não percamos a coragem e nem o ânimo; anunciamos Jesus através de nossos trabalhos apostólicos e, o façamos com a mesma garra e convicção de Nossa Mãe Legionária.
Salve Maria!

Consagração à Maria “Mãe do Criador”.


Legião de Maria                                                       
   
Consagração à Maria “Mãe do Criador”.

“Eis-me aqui; sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. ( Lc. 1, 38)

Consagrar-se à Maria significa em primeiro lugar entregar-se totalmente a ela, mergulhar no seu coração imaculado para viver com alegria renovada a mesma e fundamental “consagração a Deus” que é o Batismo. É um modo de caminhar juntos para a santidade em um modo de mudar comunitariamente a história.
Se nos consagrarmos à Maria, poderemos assumir sua pobreza e sua atitude de serviço, sua fidelidade e seu hino de louvor. Se soubermos possuir o espírito do “Magnificat”, nos sentiremos profundamente pobres e felizes, conscientes das maravilhas que o Onipotente opera naqueles que O temem e da Sua Misericórdia que se estende de geração em geração, demonstrando aos homens que Deus é eternamente fiel às suas promessas (Lc. 1, 46 – 55).
A consagração à Maria renova profundamente as pessoas e as comunidades, a Igreja e o mundo, porque nos conscientiza sobre a presença do Espírito Santo em nós e sua ação profundamente renovadora. O Espírito Santo é o vínculo de união de Deus com Maria e o vínculo de união de Deus com os homens.
O consentimento da Virgem da Encarnação, marca o fim do mundo antigo e o início do novo; é o cumprimento das profecias, a encruzilhada dos séculos, o primeiro fulgor da Estrela da manhã, anúncio do Sol da Justiça; é a palavra que forjou tanto quanto é possível à vontade humana, o vínculo que fez descer o céu à terra, e levantou a humanidade até Deus.
A Legião quer ser um reflexo vivo de Maria. Mas isso só será possível se a própria Rainha da Legião a iluminar, a fortalecer e a acompanhar em sua vida e em seu trabalho.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Comitium Stella Maris?

O que é o Comitium Stella Maris?

O Comitium Stella Maria é um dos Conselhos da Legião de Maria, que atua na Paróquia do Ssmo. Sacramento em Itajaí desde o dia: 30 de janeiro de 1999. É formado por uma diretoria composta por 04 oficiais legionários, tendo como presidente: Maria de Lourdes Lazzaris Anacleto - eleita pelos legionários em março de 2008 e reeleita em março de 2011.
Vice-presidente: Ermelinda Debortoli Vortolini
Secretária: Denyr de Amorim Pivarro e Tesoureira: Dilve de Amorim Passos, ambas tambem reeleitas para o mesmo cargo em 2011.
A função desta diretoria é orientar, auxiliar e visitar três Curiae que estão sob os seus cuidados e mais 09 Praesidia. Esses núcleos atuam nas igrejas e paróquias de Itajaí,  Balneario Camboriu, Navegantes e Joinville.
No segundo sábado de cada mês o Comitium faz uma reunião na sala: Frank Duff (nome dado em homenagem ao fundador da Legião de Maria); participem desta reunião todos os oficiais legionários das Curiae e Praesidia. Contamos sempre com a presença do nosso Pároco: Pe. Sérgio José de Souza e do Diretor Espiritual, Diacono: Victor Cadores que foi nomeado pelo nosso pároco. Em todas as reuniões rezamos a tessera, o terço, é lido uma leitura espiritual do Manual Legionário e alocução é feita pelo diretor espiritual, sob o assunto lido no dia.
O Diretor Espiritual é támbem um oficial do Comitium, nomeado por uma autoridade eclesiastica. Um dos deveres essenciais do Diretor Espiritual da Legião de Maria é infundir em todos os membros o amor esclarecido e ardente a Mãe de Deus. Cuidará que os legionários se juntem a oração e o sacrificio à execução corajosa e completa do trabalho encomendado. (Manual p. 208, c. 34) Nesta reunião os oficiais das Curiae e Praesidia, apresentam seus Relatórios Anuais dos trabalhos realizados em sua paróquia e na sua Comunidade, em favor do próximo.
A Legião de Maria iniciou sua primeira reunião na Paróquia do Santissimo Sacramento em; 03 de março de 1956, com 10 legionários ativos, tendo como diretor espiritual o Pe. Bertolino Schilickmann, e rapidamente se expandiu nas diversas paróquias de Itajaí e cidades vizinhas como: Balneario Camboriu, Navegantes, Brusque, Penha, Ilhota, Gaspar e Joinville.
Em 29 de outubro de 1960, foi fundada a Curiae Stella Maria, para reunir os oficiais dos praesidia e orientá-los. Com o surgimento da Curia Mater Christi de Balneario Camboriu e da Curia Stella Maris foi elevada a Categoria de "Comitium Stella Maris", afim de administrar as Curiae, que atuamente são três, com o surgimento da Curia da Medalha Milagrosa que atua em Joinville.
Em março de 2014, na reunião do Comitium haverá eleição para eleger a nova diretoria. Esperamos que os Legionários de Maria, seguindo o exemplo da nossa Rainha que sempre disse "sim" a Deus, queria ser um dos oficiais eleitos.
A Legião de Maria conta com o serviço voluntário para nossa caminhada ser continua, em fé e união com Maria Santissima que participa intimamente no plano da Salvação Eterna.
Salve Maria!
Maria de Lourdes Lazzaris
Presidente: Comitium Stella Maria
Itajaí-SC