domingo, 2 de setembro de 2012

Dê onde vem os termos usados peça Legião de Maria?


Espaço Legionário

Dê onde vem os termos usados peça Legião de Maria?

Os termos usados pela Legião de Maria vem do Latim e são todos tirados da Legião romana.
Latim é uma língua antiga, que deu origem a várias línguas como: o português, o italiano, o francês e o espanhol.
O latim até hoje é a língua oficial da igreja e até a metade do século passado era matéria obrigatória em todas as escolas. Temos na legião,inúmeras palavras latinas:
a)      Praesidium (singular - s) e Praesidia (plural - p): Designava, entre os romanos da antiguidade, um grupo de soldados incubido de uma determinada tarefa: era um destacamento da legião romana. A Legião de Maria usa esta palavra para determinar, um grupo de legionários ativos de uma paróquia.
b)      Curia (s) e Curiae (p): Era uma das divisões do povo romano ou o local onde o senado se reunia. Na Legião, a curia administra vários praesidia numa cidade e seus arredores.
c)      Comitium (s) e Comitia (p): Era o lugar onde o povo se reunia para os comícios ou eleições ou a própria reunião popular. Para a Legião, o comitium supervisiona não só os praesidia, mas também outras curial.
d)      Regia (s) e Regial (p): Era a residência e local de trabalho do Pontífice Máximo ou a capital do rei, o palácio real. Na Legião a regia exerce autoridade numa determinada região orientando: praesidia, curial e comitia.
e)      Senatus (s) e Senatus (p): Era a assemblébia mais elevada do povo romano. O senatus na Legião é de caráter nacional ou regional.
f)       Concilium (s) e Concília (p): Designava um conselho ou assembleia deliberante. Na legião de Maria só existe um conselho central que fica em Dublim, na Irlanda e é chamado de Concilium Legionis Marial  (Conselho da Legião de Maria).
Esses termos são usados pela Legião de Maria, no mundo inteiro onde existe este movimento. Isso nos ajuda na comunicação com os outros países.

Qual a pronúncia certa dos termos usados pela Legião de Maria?

No singular (quando é um só):
Escreve-se: Praesidium - pronuncia-se: Presidium.
Escreve-se: Curia - pronuncia-se: Curia.
Escreve-se: Comitium - pronuncia-se: Comicium.
Escreve-se: Regia - pronuncia-se: Régia.
Escreve-se: Senatus - pronuncia-se: Senatus.
Escreve-se: Comcilium Legionis - pronuncia-se: Concilium Legiónis.

No plural ( quando são dois ou mais):
Escreve-se: Praesidia - pronuncia-se: Presidia
Escreve-se: Curial - pronuncia-se: Curie
Escreve-se: Comitia - pronuncia-se: Comícia
Escreve-se: Regial - pronuncia-se: Regie
Escreve-se: Senatus - pronuncia-se: Senatus

As características do espírito da Legião romana podem assim resumir-se: submissão à autoridade, sentido inabalável do dever, perseverança em face dos obstáculos, resistência nas privações, e uma lealdade à causa até nos insignificantes pormenores da obrigação. Tal era o ideal pagão do serviço militar. (Tratado do Manual legionário pág: 337)
Essa força deve-se também a marca característica do legionário de Maria, mas sobrenaturalizada, temperada e suavizada pelo contato com a sua Rainha, que melhor do que ninguém sabe ensinar o segredo de servir com amor e bondade.
Salve Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário